SJ no Brasil

A nossa Seção

A Seção de Jovens da Sociedade Antroposófica no Brasil iniciou seus trabalhos como grupo de estudos no final da década de 70 e foi oficializada e reconhecida pelo Goetheanum em novembro de 1989 por Jörgen Smith, então dirigente da Seção de Jovens no Goetheanum, Dornach. sede da Sociedade Antroposófica Geral. Desde então vem, através do estudo, da pesquisa, da discussão, da organização de eventos, encontros de jovens e do intercâmbio com outras iniciativas, introduzindo aos jovens o conteúdo da obra de Rudolf Steiner e da realidade espiritual à luz da Antroposofia e suas possíveis pontes com a realidade prática.

Ao redor do mundo existem muitas seções de jovens. Em cada país ela tem uma cara diferente, um jeito original de se organizar e um foco especial para direcionar seus projetos.

A nossa seção, que ainda está em construção, já tem como característica marcante a multiplicidade. São muitas as origens de seus integrantes e os ideais a serem concretizados por eles. Então, como fazemos para nos organizarmos e juntarmos vidas tão diferentes e tantas vontades de realização?

Bom, primeiro pensamos que nossos muitos interesses poderiam ser agrupados em três grandes áreas intrínsecas a cada indivíduo, e assim, a cada grupo também: a do pensar, do sentir e do querer. A primeira é responsável por organizar todas as palestras, grupos de estudos e conferencias. Já a segunda abraça as atividades artísticas, como sarais, e exposições. E a terceira impulsiona os mutirões,voluntariado e atividades que necessitem realmente de por a mão na massa. Além disso existe um quarto grupo, a base, que trabalha para que todas as três partes estejam integradas, se comunicando, e também lida com questões organizacionais como o dinheiro e a comunicação com as outras seções de jovens em outros paises.

Nós nos encontramos uma vez por mês para decidirmos juntos quais os rumos futuros e analisarmos o que já passou. Como os integrantes da seção são de muitos lugares diferentes, procuramos realizar nossas reuniões em locais que tenham relação com os nossos membros. E tentamos variar também o local de realização.

Estamos juntos desde o final de 2009, após a realização do Ligação Jovem, encontro que uniu jovens e que fez com que a Seção tivesse os membros que ela tem hoje. Não sabemos ao certo aonde vamos chegar, mas trabalhamos muito para traçar o melhor caminho possível.

A seção de jovens , é uma parte, uma seção de um movimento mundial; a Antroposofia. A seção de jovens pretende também contribuir com força e vitalidade para este movimento.

Para mais informacões sobre a Sociedade Antroposófica no Brasil:Anthroposophical Society in Brazil — HOME PAGE

Uma resposta para SJ no Brasil

  1. Mikhael de Mattos Marques disse:

    Eu conheci o presente grupo em São Paulo no evento de comemoração aos 150 anos de Rudolf Steiner. Gostaria de um contato de vocês, para eu poder mais me aproximar. Vocês estão de parabéns!!! Abraços..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s